Gazeta Suzano
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Como o desenvolvimento do cérebro influencia a aprendizagem na infância?
Share
Font ResizerAa
Gazeta SuzanoGazeta Suzano
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Have an existing account? Sign In
Siga
Gazeta Suzano > Blog > Notícias > Como o desenvolvimento do cérebro influencia a aprendizagem na infância?
Notícias

Como o desenvolvimento do cérebro influencia a aprendizagem na infância?

Francisco Zonaho
Francisco Zonaho Published agosto 11, 2025
Share
Paulo Henrique Silva Maia explica como a neurociência contribui para práticas educacionais mais eficazes.
Paulo Henrique Silva Maia explica como a neurociência contribui para práticas educacionais mais eficazes.
SHARE

Segundo Paulo Henrique Silva Maia, Doutor em Saúde Coletiva pela UFMG, compreender o desenvolvimento do cérebro infantil é essencial para promover práticas pedagógicas mais eficazes e adaptadas às reais necessidades das crianças. A aprendizagem na infância está diretamente relacionada aos estágios de maturação cerebral, e ignorar esse fator pode comprometer o progresso cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Neste artigo, abordaremos como o desenvolvimento neurológico interfere nos processos de aprendizagem infantil, os fatores que influenciam essa relação, e como pais e educadores podem contribuir positivamente com estímulos adequados em cada fase.

O que acontece no cérebro durante a infância?

Durante a infância, especialmente nos primeiros anos de vida, o cérebro passa por transformações intensas e rápidas. Essa fase é marcada pela formação de conexões sinápticas — ligações entre neurônios — que ocorrem em grande escala, moldando a capacidade de pensar, sentir e agir. O volume cerebral aumenta consideravelmente até os cinco anos, e é nesse período que se estabelece a base para a aprendizagem futura.

De acordo com Paulo Henrique Silva Maia, esse processo neurológico não acontece de forma aleatória. Ele segue uma lógica evolutiva onde as áreas sensoriais e motoras se desenvolvem primeiro, seguidas pelas regiões associadas à linguagem, atenção e, posteriormente, funções executivas como o raciocínio lógico.

Por que o desenvolvimento do cérebro afeta a aprendizagem?

O desenvolvimento cerebral infantil influencia diretamente como a criança assimila, processa e retém informações. Cada etapa do crescimento neurológico corresponde a uma janela de oportunidade para determinados aprendizados. Por exemplo, a fase entre 0 e 3 anos é ideal para estímulos relacionados à linguagem, já que o cérebro está mais receptivo a esse tipo de informação.

Conforme explica o fundador da Case Consultoria e Assessoria, Paulo Henrique Silva Maia, respeitar o tempo do cérebro evita sobrecargas e frustrações no processo educacional. Quando o ensino é adequado ao nível de maturação cerebral, a criança se sente mais segura, motivada e capaz de aprender.

Aprendizado e cérebro: Paulo Henrique Silva Maia destaca a relação entre desenvolvimento cerebral e educação.
Aprendizado e cérebro: Paulo Henrique Silva Maia destaca a relação entre desenvolvimento cerebral e educação.

Quais fatores influenciam o desenvolvimento cerebral infantil?

Diversos fatores internos e externos impactam o desenvolvimento do cérebro e, consequentemente, a aprendizagem na infância. Entre os mais relevantes, destacam-se:

  • Nutrição: uma alimentação equilibrada favorece o crescimento neuronal e o funcionamento adequado do sistema nervoso central.
  • Estímulos cognitivos: brincadeiras, leituras, músicas e jogos educativos ajudam a fortalecer as conexões cerebrais.
  • Ambiente seguro e afetivo: relações positivas com cuidadores reduzem o estresse e promovem o desenvolvimento emocional saudável.
  • Qualidade do sono: durante o sono, o cérebro consolida memórias e organiza os aprendizados do dia.

Para o empresário Paulo Henrique Silva Maia, a integração entre saúde, educação e cuidado é fundamental para garantir um desenvolvimento cerebral pleno durante a infância.

Como adaptar o ensino ao desenvolvimento neurológico infantil?

Para garantir uma aprendizagem mais eficaz, é necessário que escolas, professores e famílias considerem as fases de desenvolvimento cerebral ao planejar atividades e interações com as crianças. Algumas estratégias eficazes incluem:

  • Ensinar por meio do brincar: atividades lúdicas promovem o aprendizado natural e respeitam o ritmo do cérebro infantil.
  • Estímulo à linguagem e à escuta ativa: contar histórias, cantar e conversar diariamente ajuda na aquisição de vocabulário e expressão verbal.
  • Repetição e rotina: a previsibilidade oferece segurança e favorece a consolidação das conexões neurais.
  • Respeito ao tempo individual: cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e isso deve ser valorizado.

Paulo Henrique Silva Maia explica que quando o ensino se alinha ao funcionamento do cérebro em desenvolvimento, a aprendizagem se torna mais significativa e duradoura. Por fim, a relação entre o desenvolvimento do cérebro e a aprendizagem na infância é profunda, dinâmica e essencial. Quando os estímulos educacionais respeitam o ritmo e as fases da maturação neurológica, o aprendizado flui de forma mais natural, prazerosa e consistente.

Autor: Francisco Zonaho

TAGGED:Empresário Paulo Henrique Silva MaiaO que aconteceu com Paulo Henrique Silva MaiaPaulo Henrique Silva MaiaPaulo MaiaQuem é Paulo Henrique Silva Maiaservidor Paulo Maia
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gazeta Suzano

Nosso compromisso é manter você bem informado e engajado com tudo o que acontece ao seu redor. Acompanhe a Gazeta Suzano para ficar por dentro das principais notícias e eventos que moldam nossa cidade.

Entre em contato:

E-mail: [email protected]

 

Populares

Tribunal Superior Eleitoral alerta sobre taxas relacionadas ao título de eleitor
agosto 5, 2024
Alto Tietê Oferece 663 Vagas de Emprego em Unidades do PAT
agosto 5, 2024
Aldo Vendramin
Freio de Ouro: entenda a ascensão do maior evento do cavalo crioulo e o que isso significa para os criadores
abril 4, 2025

Últimas notícias

Frio e estabilidade marcam previsão do tempo em Suzano nos próximos dias; veja detalhes da temperatura e clima
junho 17, 2025
Incêndio no Almoxarifado da Prefeitura de Suzano
agosto 7, 2024
A promessa que se torna pesadelo: brasileiros desavisados e as armadilhas com visto EB-2 NIW
abril 25, 2025

© Gazeta Suzano – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Siga
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?